conselheiro em investimentos

O que um bom conselheiro de investimento fará por mim?

Um conselheiro de investimento gere dinheiro

Eles selecionam ativos financeiros – como ações, títulos e fundos mútuos – e depois compram, vendem e monitoram dentro da sua conta, de acordo com os seus objetivos de investimento. Os consultores de investimento geralmente têm poderes discricionários sobre a sua conta: Ao contratá-los, você lhes dá autorização geral para negociar por você, sem consultá-lo antes de cada transação.

Alguns consultores de investimento trabalham de forma holística, analisando todos os aspectos da sua vida financeira e elaborando um plano de investimento abrangente – um procedimento muitas vezes chamado “gestão de riqueza”. Outros consultores de investimento têm um foco mais restrito, como a experiência em ações que pagam dividendos ou títulos municipais. É comum que um consultor de investimento em gestão de fortunas contrate consultores de investimento com foco restrito para gerir certas partes da carteira de um cliente. Ele coordena seus esforços enquanto atua como pessoa de referência para o cliente.

Consultores de investimento Vs. Financial Planners

Embora haja alguma sobreposição, o aconselhamento de investimento é diferente do planeamento financeiro. Os planejadores financeiros tratam de assuntos como poupança e orçamento, hipotecas e empréstimos e seguros de vida; quando aconselham sobre investimentos, geralmente são fundos mútuos e não títulos específicos. Alguns planejadores financeiros também podem ser corretores de ações e capazes de negociar para clientes. Mas eles raramente têm poder discricionário sobre uma conta.

As distinções entre os dois são muitas vezes confusas porque alguns consultores de investimento – especialmente o tipo de gestão de riqueza – oferecem conselhos básicos de planeamento financeiro, e alguns oferecem um planeamento financeiro abrangente, bem como conselhos de investimento.

Assim como os planejadores financeiros, os consultores de investimento devem entender seus objetivos financeiros básicos, exigindo informações sobre quando você precisará usar seu dinheiro e para que você o usará. Eles devem reunir dados pessoais e financeiros sobre você, levando o tempo necessário para entender sua tolerância ao risco, sua taxa de retorno esperada e sua capacidade financeira para incorrer em quaisquer perdas de investimento.

Tópicos a serem cobertos com um Consultor de Investimentos

Um consultor de investimentos focado na gestão do património discute questões específicas ao estruturar a sua carteira. Em particular, ela pode dizer-lhe:

  • O que investir em
  • Se comprar ações ou fundos mútuos
  • Se você deve investir em fundos de índice ou fundos administrados ativamente
  • Que investimentos usar dentro das suas contas de aposentadoria
  • Que investimentos você deve possuir em contas que não sejam de aposentadoria
  • Que riscos estão associados a cada investimento
  • Qual a taxa de retorno esperada que você pode receber de sua carteira
  • Que tipos de rendimento tributável os seus investimentos irão gerar
  • Como você pode reorganizar os investimentos para reduzir o rendimento tributável
  • Que impostos você vai incorrer quando comprar ou vender investimentos
  • Consultores de Investimento com Foco Estreito


O Resumido

Os estilos e estratégias dos consultores de investimento variam enormemente. No entanto, em geral, um consultor deve sempre oferecer uma descrição clara e fácil de entender de sua abordagem básica de gestão de dinheiro. Ela vai querer saber onde estão todos os seus investimentos e contas – mesmo aqueles que não está a gerir – para que a sua carteira como um todo faça sentido, nem duplicar nem trabalhar com objectivos cruzados com as suas outras participações e activos.

Ela não fará recomendações até compreender seu horizonte temporal, seu nível de experiência com investimentos, seus objetivos e sua tolerância ao risco de investimento. Mais do que provável, a menos que você seja um cliente que prospere em risco, ela não irá sugerir que você coloque todo o seu dinheiro em um único investimento estritamente focado, como um poço de petróleo na Venezuela.