Empreendedorismo

O que é Empreendedorismo?

Embora a definição de empreendedorismo tenha permanecido constante durante décadas, as possibilidades para os aspirantes a empreendedores têm evoluído. Pense sobre isso: Há 100 anos, que opções tinha um empresário? Se você não tinha a habilidade de fazer algo, e não tinha capital para comprar algo, você estava sem sorte. As opções hoje disponíveis para os empreendedores explodiram, as barreiras para entrar no empreendedorismo foram removidas.

O que é Empreendedorismo?

Empreendedorismo é o ato de criar um negócio ou negócios enquanto se constrói e dimensiona para gerar lucro. No entanto, como definição básica de empreendedorismo, é um pouco limitador. A definição mais moderna de empreendedorismo é também transformar o mundo através da resolução de grandes problemas. Como iniciar uma mudança social, criar um produto inovador ou apresentar uma nova solução de mudança de vida.

O que a definição de empreendedorismo não lhe diz é que empreendedorismo é o que as pessoas fazem para tomar nas mãos a sua carreira e os seus sonhos e conduzi-la na direcção da sua própria escolha. Trata-se de construir uma vida de acordo com as suas próprias condições. Sem patrões. Sem horários restritos. E ninguém a atrasa. Os empresários são capazes de dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar melhor, para todos os que nele estão.

Quem é um Empresário?

Um empresário é uma pessoa que cria um negócio com o objectivo de ter lucro. Esta definição de empresário pode ser um pouco vaga, mas por uma boa razão. Um empresário pode ser uma pessoa que cria a sua primeira loja online ao lado ou um freelancer que está a começar. A razão pela qual eles são considerados empreendedores, embora alguns discordem, é porque onde você começa não é onde você vai acabar.

Um empresário é alguém que começa um negócio paralelo que pode eventualmente criar um negócio a tempo inteiro e sustentável com empregados. O mesmo acontece com o freelancer. Se a sua mentalidade empreendedora está focada na criação de um negócio lucrativo, você se encaixa na definição de empreendedor. No entanto, o significado empreendedor envolve muito mais do que ser um negócio ou criador de emprego. Empreendedores são alguns dos transformadores mais poderosos do mundo.

Desde Elon Musk enviando pessoas a Marte até Bill Gates e Steve Jobs tornando os computadores parte de cada casa, os empreendedores imaginam o mundo de forma diferente. E a definição de empresário raramente fala sobre o enorme impacto que os empresários têm no mundo. Os empreendedores vêem possibilidades e soluções onde a pessoa comum só vê aborrecimentos e problemas. Compreender o que é um empresário pode ajudar mais pessoas a reconhecer o valor que elas contribuem para o mundo.

Qual é o significado de Empreendedorismo?

O significado de empreendedorismo envolve um empresário que toma medidas para fazer uma mudança no mundo. Quer os empreendedores iniciantes resolvam um problema com o qual muitos lutam todos os dias, reúnam as pessoas de uma forma que ninguém tem antes, ou construam algo revolucionário que faça avançar a sociedade, todos eles têm uma coisa em comum: a ação.

A Importância do Empreendedorismo

  • Os empreendedores criam empregos: Sem empreendedores, os empregos não existiriam. Os empreendedores assumem o risco de se empregarem. A sua ambição de continuar o crescimento do seu negócio acaba por levar à criação de novos empregos. À medida que o seu negócio continua a crescer, ainda mais empregos são criados. Assim, diminuindo as taxas de desemprego e ajudando as pessoas a alimentar as suas famílias
  • Os empreendedores inovam: Algumas das maiores tecnologias da sociedade de hoje vieram das empresas. Os avanços tecnológicos resultam da necessidade de resolver um problema, criar eficiências, ou melhorar o mundo. Assim, em períodos em que há mais avanços tecnológicos, geralmente é devido ao trabalho de um empresário.
  • Os empreendedores criam mudanças: Os empreendedores sonham grande, por isso, naturalmente, algumas das suas ideias farão mudanças a nível mundial. Eles podem criar um novo produto que resolva um problema escaldante ou assumir o desafio de explorar algo nunca antes explorado. Muitos acreditam em melhorar o mundo com seus produtos, idéias ou negócios.
  • Os empreendedores dão à sociedade: Enquanto alguns têm esta noção de que os ricos são maus e gananciosos, muitas vezes fazem mais para o bem maior do que a pessoa comum. Eles ganham mais dinheiro e assim pagam mais em impostos que ajudam a financiar os serviços sociais. Os empreendedores são alguns dos maiores doadores para instituições de caridade e sem fins lucrativos por várias causas. Alguns procuram investir o seu dinheiro na criação de soluções para ajudar as comunidades mais pobres a ter acesso a coisas que consideramos como água potável e bons cuidados de saúde.
  • Os empreendedores aumentam a renda nacional: O empreendedorismo gera nova riqueza numa economia. Novas idéias e melhores produtos ou serviços dos empreendedores permitem o crescimento de novos mercados e novas riquezas a serem criadas em uma economia. Além disso, o aumento do nível de emprego e de rendimentos aumenta a renda nacional.
  • O empreendedorismo diminui a pobreza: No espírito de partilhar boas notícias, mais pessoas estão a ser tiradas da pobreza hoje do que nunca. Isto é provavelmente devido à globalização. Ser capaz de se conectar a milhões e bilhões de pessoas na internet permite que novos empreendedores encontrem clientes em todo o mundo. Portanto, aqueles que querem ganhar dinheiro online são capazes de fazê-lo para sair da pobreza.

Porque é que as pessoas se tornam empreendedores

trabalho a partir de casa
trabalho a partir de casa

Qual é o apelo do empreendedorismo? Com mais de 400 milhões de empreendedores, o empreendedorismo tem um apelo internacional. Cada empreendedor tem o seu próprio “porquê” que o levou a mergulhar no seu próprio patrão. Quer os empresários precisem de mais liberdade ou para tornar o mundo um lugar melhor, todos eles assumem o controlo da sua vida, vivendo a vida nos seus próprios termos. Aqui estão algumas das razões pelas quais as pessoas se tornam empreendedoras:

Para mudar o mundo: Muitos empreendedores esforçam-se para tornar o mundo melhor. Quer os empresários acreditem na exploração do espaço, na eliminação da pobreza ou na criação de um produto prático, mas que muda o jogo, acabam por construir uma marca ao serviço dos outros. Alguns empreendedores usam o seu negócio como uma forma de angariar capital rapidamente para canalizar para as suas nobres causas. Para os empreendedores sociais, construir um império é criar um mundo melhor para todos.

Eles não querem um chefe: Os empreendedores muitas vezes lutam para ter um patrão. Muitas vezes sentem-se sufocados, restringidos e retidos. Alguns empresários podem sentir que têm uma maneira mais eficaz de fazer as coisas. Outros podem não gostar da falta de liberdade criativa. Em última análise, eles se sentem atraídos pelo empreendedorismo para ter sucesso em suas próprias condições. Ser o chefe pode ser mais gratificante do que ter um. Confira 10 sinais óbvios que você deve estar trabalhando por você mesmo.

Eles querem horários flexíveis: O empreendedorismo é muitas vezes popular entre aqueles que precisam de horários flexíveis. Muitas pessoas com deficiência muitas vezes gostam de empreendedorismo, pois ele lhes permite trabalhar quando são capazes. Os pais com filhos pequenos também podem preferir o empreendedorismo, pois permite-lhes criar filhos pequenos em casa ou ir buscá-los à escola sem terem de se sentir culpados por isso. Os alunos também podem gostar da flexibilidade do empreendedorismo, pois a carga horária do seu curso pode não lhes permitir trabalhar no horário normal de expediente.

Eles querem trabalhar a partir de qualquer lugar: Juntamente com a flexibilidade no horário de trabalho, o empreendedorismo é popular entre aqueles que não querem estar presos a um local específico. Os empreendedores podem não querer trabalhar no mesmo local todos os dias, pois isso pode tornar-se aborrecido para eles. Portanto, se você está procurando a liberdade para trabalhar de qualquer lugar do mundo, talvez o estilo de vida do empreendedor seja o certo para você.

Eles não conseguem arranjar um emprego: Muitos tropeçam no empreendedorismo quando não conseguem arranjar um emprego. Ser despedido, falta de experiência ou ficha criminal pode impedir que a pessoa comum consiga um emprego quando está desesperada. Em vez de serem derrotados pela sua situação, eles criam novas oportunidades para si mesmos. Um novo graduado pode começar uma loja on-line no verão após a formatura para construir seu currículo. Um pai que é demitido sazonalmente a cada inverno pode começar um negócio para garantir que eles possam continuar alimentando sua família enquanto mantêm um teto sobre suas cabeças.


Eles não se encaixam no ambiente corporativo: Os empreendedores não costumam prosperar em ambientes corporativos. Muitas vezes é muito restritivo para o seu crescimento. Eles podem não gostar da falta de controle que têm no seu papel ou na política do escritório. Em geral, você pode identificar um empresário em um ambiente corporativo, já que ele geralmente está tentando ganhar mais controle em seu papel e aprender as responsabilidades de seus colegas de trabalho para entender melhor como tudo se encaixa.


Eles são curiosos: os empresários adoram descobrir a resposta à pergunta, ‘o que vai acontecer se…’ Eles são experimentais. Os empreendedores adoram aprender. Eles lêem regularmente livros de negócios para avançar os seus conhecimentos. Por isso, naturalmente, o empreendedorismo atrai-os porque fazer permite-lhes aprender mais no mais curto espaço de tempo. A curiosidade deles permite o seu crescimento contínuo.

Eles são ambiciosos: aqueles que gostam de alcançar metas e marcos difíceis são feitos para serem empreendedores. Não há limite para o quanto um empreendedor pode ganhar e assim eles podem sempre trabalhar para alcançar níveis mais altos de grandeza. Como não há limite para o que eles podem alcançar, os empreendedores constantemente se encontram crescendo e alcançando mais do que jamais imaginaram. Quando os obstáculos são apresentados à sua frente, eles encontram a solução para o seu objectivo. Os empreendedores são imparáveis.